quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O artesanato e a arte do Vale do Jequitinhonha

Por Enock Sacramento – Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte

Ir a Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, para o desenvolvimento este projeto foi para mim uma expedição de reencontro com minha infância e adolescência e de encontro com uma das manifestações mais peculiares da cultura brasileira: o artesanato que se produz lá. Para atingir esta região de aproximadamente 85 mil quilômetros quadrados, banhada pelo rio Jequitinhonha e seus afluentes, com cerca de l milhão de habitantes, partimos de Montes Claros, onde fiz o curso secundário, passando por Francisco Sá, onde nasci. Atingimos Araçuaí passando por Salinas, onde se produz a cachaça Havana, uma das melhores do país.
Em Araçuaí tivemos o primeiro contato com o artesanato da região na Associação dos Artesãos de Araçuaí, constituída por uma loja e um setor administrativo. Tudo muito simples. Numa das paredes, porém, uma cartolina com um “Plano de Ação 2008”, manuscrito, com registros em colunas - O quê?, Por quê?, Quem?, Como?, Quando?, Quanto que denota organização e cidadania. O governo está interessado no desenvolvimento da região e facilitou nosso trabalho. Visitando associações de artesãos e ateliês particulares, acompanhados por Maurício, do IDENE, percorremos centenas de quilômetros em estradas asfaltadas e de terra batida. O contato com vários artesãos do Vale do Jequitinhonha, inclusive através do programa Receptivo Familiar / Turismo Solidário, nos permitiu reunir mais de 120 peças do artesanato do Vale, principalmente cerâmicas, para esta exposição, e fazer pesquisa e reflexão sobre o tema.
O artesanato, que se diferencia da arte pela semelhança entre as peças produzidas, pertence, na concepção de Octávio Paz, a um mundo anterior à separação entre o útil e o belo. É ainda o pensador mexicano quem coloca o artesanato, “palpitação do tempo humano”, entre “o tempo sem tempo do museu e o tempo acelerado da técnica”. O artesanato estabelece um distanciamento entre os produtos industriais, que perseguem a igualdade, e os produtos artísticos propriamente ditos, que têm um compromisso com a desigualdade, embora se aproximem pelo viés da linguagem.
Mario de Andrade faz uma observação interessante em relação ao artesanato e a arte: “Artista que não seja bom artesão, não é que não possa ser artista; simplesmente ele não é artista bom. E desde que vá se tornando verdadeiramente artista, é porque concomitantemente está se tornando artesão”. O verdadeiro criador não negligencia jamais o “savoir faire”, embora o pratique naturalmente, informado e formado pelo conhecimento e pela experiência.
Falamos com muitos artesãos a maior parte mulheres - nesta incursão ao Vale do Jequitinhonha. Em Santana do Araçuaí, estivemos com Dona Isabel Mendes da Cunha, 84 anos, uma das pioneiras na criação de esculturas em cerâmica no Vale. Contou me que sua mãe era paneleira e que aprendeu com ela o ofício da cerâmica. Um dia, todavia, começou a fazer figuras humanas, principalmente noivas, que ganharam com o tempo um estilo pessoal que influenciou toda uma geração de ceramistas no Vale. De certa feita, sua mãe, lhe perguntou: “Quem foi que lhe ensinou a fazer estas bonecas, menina?” Isabel respondeu: “Não sei não, mãe. Eu acho que foi Deus.” Isabel é uma artista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estive na região de Minas Novas tb situado no Vale do Jequitinhonha, lá tive a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelos artesãos da Associação de Minas Novas, mediante visita às residencias identifiquei que além de ser uma arte é um meio para aumentar a fonte de renda, apesar da carência em gestão para expor seus produtos e comercializar aos grandes centros

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