segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Feito à mão

Os diversos tipos de argila encontrados no Vale do Jequitinhonha são excelentes materiais para o trabalho de artesanato. Seja de utilidade prática ou de arte. Essa matéria-prima apresenta, após a queima das peças, cores cinza, branca como louça e até vermelha com, algumas vezes, reflexos de ferro fundido. O barro é obtido nos próprios quintais ou na beira dos córregos, os artesões se reúnem por volta do mês de agosto para colher o material que será utilizado por todo ano no artesanato.
O processo de fabricação das peças é rudimentar e inteiramente artesanal - a colheita do barro, a modelagem, as ferramentas, o forno, a queima, a pintura. As ferramentas são simples e o trabalho final é colorido com pigmentos extraídos de barro de jazidas de argila na região, depois colocados em forno à lenha, resultando em verdadeiras obras de arte que atualmente têm ganhado espaço no comércio em lojas de móveis e decoração das grandes cidades.
Os trabalhos com barro têm origem no trabalho das mulheres chamadas de paneleiras. A tradição foi passando de mãe para filha pelas diversas gerações trazendo até os dias de hoje belíssimas moringas, vasilhas, panelas, potes. No início, as mulheres produziam figuras para adornar presépios e brinquedos. Atualmente, produzem também peças decorativas: figuras humanas, animais, cenas do cotidiano, tipos, usos e costumes da região.

Nenhum comentário: