quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Elizabeth Nasser realiza expedição ao Vale do Jequitinhonha

A curadora Elizabeth Nasser, acompanhada pelo crítico de arte e escritor Enock Sacramento, realizou expedição ao Vale do Jequitinhonha, onde visitou artesãos e associações e selecionou as peças que irão compor a Exposição Artesanato do Vale do Jequitinhonha, que será realizada de 19 de setembro a 18 de outubro em Uberlândia, com patrocínio da Petrobras.
Durante os cinco dias da expedição acompanhados por Maurício Figueiredo, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), eles estiveram em Araçuaí, Itinga, Santana do Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas, Coqueiro Campo, Campo Alegre, Capelinha e Diamantina, onde fizeram a escolha das 120 peças para a exposição.
A curadora voltou a Uberlândia emocionada com o que presenciou no Vale. “É encantador observar que de poucos recursos, mas com habilidosas mãos são produzidas peças tão encantadoras e que retratam com tamanha fidelidade a realidade
local”, destaca Elizabeth Nasser.
Por aqui, a equipe de produção já está se reunindo com educadores para consolidar o lado social do projeto, a estimativa é que mais de 900 estudantes visitem a galeria e tenham acesso a mais conhecimentos sobre a região e seu artesanato.
O evento conta também com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e do Ministério da Cultura, e com o apoio da Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Nenhum comentário: